Pular para o conteúdo principal

Nosso mais novo artigo

ANIMES ON DEMAND

A GUERRA DOS STREAMING

O anúncio feito pela distribuidora de mídia asiática oriental Funimation Productions no dia 3 de Julho, durante FunimationCon 2020, consolida a era dos animes on demand e atinge os fãs brasileiros com êxtase e preocupação. A empresa americana fundada por Gen Fukunaga (ainda atual presidente) e sua esposa Cindy Fukunaga em 1994 é especializada em dublagem e distribuição de conteúdo asiático, com foco em animes. Inicialmente sua rede se estendia aos EUA e Canadá com a distribuição de diversos títulos conhecidos mundialmente como: Dragon Ball, One Piece, Cowboy Bebop , Akira e Attack on Titan. Entre idas e vindas, vendas e compras de ações, em 2017 a Sony Pictures adquiriu parte majoritária da Funimation e deu início a um ousado conglomerado mundial de animes. FUNIMATION GLOBAL GROUP
Imagem: Divulgação

No final do mesmo ano foi anunciado a consolidação de um empreendimento em conjunto composto por: pelas subsidiárias Funimation, Madman Anime Group/ Animelab e Wakani…

ORIGENS

Palavras que compõem – Capítulo I


Pintura Rupestre Caverna de Altamira (35.000 a 11.000 A.C).


 Esse artigo fala sobre as origens Etimológicas e Históricas das palavras utilizadas no cotidiano do Blog.Nessa primeira parte as palavras que compõe o nome do site. 


 Psykhé (ψυχὴ) 


A Odisseia (675 -725 A.C).

 A palavra Psique vem do grego Psykhé e possui diversos significados e traduções, tais como alma, espírito, sopro, vida, força vital. É em Ilíada e Odisseia que nos deparamos a diversidade de sentidos da palavra, como por exemplo o trecho a seguir: 

“A lei que rege os mortais determina que os tendões soltem a carne e os ossos dos que expiram. A força ardente do fogo reduz o corpo a cinzas. Quando a vida se retira da óssea brancura também a psique -ψυχὴ- bate leves asas e se dissolve como um sonho. ” (HOMERO. Odisseia, XI, vv. 217-222). 

Entretanto filósofos como Platão, são os primeiros a atribuir a palavra no sentido de mente. Posteriormente o termo foi tomado emprestado pela psicologia para designar a estrutura psíquica, consciente e inconsciente que abrange todos os processos da mentais. O que devemos compreender é a noção imaterial e espiritual atribuída a palavra, que ao longo da história sofreu diversas interpretações. É algo que designa uma oposição ao corpo material, uma ideia abstrata da sensação do homem de algo para além de seu físico. Podemos supor então que seja um elemento, assim como o corpo que compõe o ser humano.

 "Caiu do carro e ressoavam sobre ele as armas faiscantes e reluzentes; desviaram-se os cavalos velozes. Dele saíram a psykhé e a força''. (HOMERO. Ilíada,II. V, v. 294-6) .

 Anime 

 A palavra anime embora também tenha influência de outras culturas, vem do termo animation. Que para os japoneses significa todo e qualquer tipo de animação de desenhos nipônicos ou não. A origem, para animação vem do Latim ANIMA, que tem o sentido de “ser vivo”, “sopro”, “vida”, “ser vivo”, ou seja, algo vivo, por esse mesmo motivo o termo Anima foi utilizado para expressar a ideia de alma, inclusive na psicologia analítica. Animação é referente a algo que ganha vida, nesse caso em especifico os desenhos em quadrinhos. No Japão Garaigou é a expressão, utilizada para as palavras de seu vocabulário cujo a origem é estrangeira. Palavras adaptadas e emprestadas de outros idiomas, pois algumas delas não existiam no original japonês. O início dessa história se deu com a chegada dos portugueses ao Japão, durante a época das navegações. Com a abertura de seus portos ao comércio estrangeiro, muitos nomes de produtos foram adaptados a escrita japonesa, de diversas origens, portuguesa, francesa, holandesa, inglesa. Por grande influência de palavras de origem inglesa os Japoneses criaram um termo somente para isso, “Waise Ego’’ que significaria, Inglês made in Japan, anime é um exemplo. 

漫 - Man 画 - Ga


                                                                       
Hokusai (Hokusai Mangá- 1814 D.C)

 O termo Mangá, segundo Gravett em seu livro MANGA: SIXTY YEARS OF JAPONESE COMICS (2004 p.13), data do século XIX e foi usado pelo artista japonês Hokusai em 1814 para designar livros de “rascunhos excêntricos”. O ideograma 漫 “Man” tem um significado primário de “involuntário” e possui um significado secundário de “moralmente corrupto”. Já o ideograma 画 “Ga” significa imagens. Os conteúdos abordados nessas páginas expressam todos os tipos de aspectos da cultura japonesa, desde temas infantis e fantasiosos, como também mais adultos, como sexo, violência, filosofia de vida.

SOBRE AS ORIGENS

 "A origem das coisas nos faz compreender seu sentido, sua história é a cicatriz e ao mesmo tempo raiz de sua essência. O conhecimento daquilo que foi, nos possibilita a escolha, daquilo que desejamos ser".

 Espero que tenham gostado da postagem, não esqueçam também de seguir nosso Instagram e conferir nossa página no Facebook, para ficar por dentro de todas as novidades do Blog. Até a próxima! 

* Todo conteúdo exposto neste Blog pode ser usado livremente para fins acadêmicos e ou pessoais, só peço por gentileza  que, ao expor, colocar aquela referência esperta da sua fonte de informações, é como dar um Like antes de compartilhar, ajuda na divulgação e evitar plágios, grato a todos!



Caverna Cueva de las Manos, Patagônia (11.000 a 7500 A.C).

 Referências



 ARTIGOS/LIVROS

Catão, Bruno Alves, et al. “Tribo De Consumo De Animes: O Anime Como Um Totem.” Revista Gestão e Desenvolvimento, vol. 14, no. 2, 2017, p. 126.,
Gravett, Paul. Manga: Sixty Years of Japanese Comics. Collins Design, 2010.
Gonçalves AFC. Psykhé e néfesh: um estudo comparativo da tradução de néphesh por psykhé em alguns versículos na Septuaginta. COLET NEA Rio de Janeiro Ano XIII Fascículo 25 p.160-172 Jan./Jun. 201
Silva BM. A PSYKHÉ EM HOMERO: O HOMEM GREGO E A VIDA APÓS A MORTE. 

 SITES

http://www.nippobrasil.com.br/especial/n311.php
https://origemdapalavra.com.br/palavras/animacao/
https://www.gramatica.net.br/origem-das-palavras/etimologia-de-animacao/

Comentários

Postagens mais visitadas